top of page

por misael AVELINO

captação em DUAS DIMENSÕES

Folha de Acetato usada na animação clássica 2D

A Animação 2D é formada pela captação de imagens em duas dimensões (comprimento x largura) e possui um espaço bidimensional.

 

Antes esse tipo de animação era feita em folha de acetato ou célula (folha transparente), onde cada movimento era desenhado a mão pelo próprio animador e cada folha fotografada uma por vez dando vida aos personagens da animação.

Mais tarde esta técnica foi substituída pelo computador e os desenhos sendo feitos diretamente num software, recebendo assim o nome de Animação 2D digital.

Animação Digital 2D feita no programa Anime Studio Pro

A Walt Disney Animation Studios é uma divisão da Walt Disney Studios. que foi fundada em 1923 e virou um dos maiores estúdios de animação do mundo, graças aos seus clássicos filmes feitos usando animação 2D.

Seu primeiro longa-metragem de maior sucesso foi o filme A Branca de Neve E OS SETE ANÕES lançado em 1937, esse longa foi inteiramente desenhado, sobre uma temática de conto de fadas e estruturado como uma peça musical.

Em 1939, para comemorar o primeiro filme inteiramente animado do cinema norte-americano, o criador de Branca de Neve, Walt Disney, foi homenageado com um Oscar honorário feito sob medida: uma das estatuetas era de tamanho normal, mas fazia conjunto com outras sete pequeninas.

"Oscar Dourado e os Sete Oscarsinhos"

O estúdio já produziu 53 filmes animados, o mais recente deles foi Frozen, em 2013.

 

A Walt Disney Animation Studios, hoje comandada pelos executivos da Pixar, Edwin Catmull e John Lasseter, continua a produzir filmes e curtas de animação utilizando tanto animação tradicional quanto animação por computador.

As músicas contidas no longa lembram os famosos clássicos de Hollywood e os musicais da Broadway. Além de A Bela e a Fera ter sido a primeira ANIMAÇÃO a ser indicada ao Oscar de MELHOR FILME, ela ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original com a música “Beauty and the Beast” e o Grammy.

Acompanhe alguns clássicos contemporâneos de maior sucesso da Disney que usaram a tradicional animação 2D:

 A história se passa na Nova Orleans da Era do Jazz, nos anos 1920 e conta a história de Tiana uma menina esforçada e trabalhadora, filha de uma família pobre. Ela tem o sonho de realizar o desejo de seu pai que é o de abrir um restaurante. Seu pai morre antes de realizar esse sonho, mas Tiana sempre dedicada e com o desejo de concretiza-lo, se torna uma garçonete com o objetivo de juntar dinheiro para abrir seu negócio.

Em 2009, a Walt Disney volta com estilo, a clássica técnica de animação 2D no filme A Princesa e o Sapo. O último filme a usar este recurso foi o longa Nem que a Vaca Tussa (2004). A Princesa e o Sapo foi dirigido pela dupla Ron Clements e John Musker (os mesmos diretores de A Pequena Sereia e Aladdin). O filme foi desenhado a mão do jeito que a Branca de neve foi feito há 70 anos atrás. Os personagens foram animados no papel e os fundos foram pintados à mão. O longa é emocionante cheio de musicais e várias aventuras. 

Em 1991 a Walt Disney utilizou da tradicional animação 2D para produzir seu 30° longa animado, a bela E A FERAdirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise.

 

Baseado em um conto de fadas a história têm como ideia central um príncipe que foi transformado numa fera após recusar um presente de uma mendiga feia, que era uma feiticeira que o transforma como forma de castigo. A única forma de o feitiço ser quebrado é se a Fera aprendesse a amar alguém e ser amado em retorno.

No desenrolar da história a fera APRISIONA no seu castelo uma moça chamada bela. Bela com o seu jeito gentil e simpático convive com a Fera e a ensina verdadeiros modos. A Fera aprende a amar Bela durante o seu aprisionamento no castelo e no final a Bela faz uma declaração de amor para a Fera e o feitiço lançado sobre ele e os servos é desfeito.

Ao se deixar levar pelo plano de Jafar, Aladdin entra na caverna e algo inesperado acontece, Abu toca num dos tesouros e a caverna começa a desmoronar. Aladdin ainda consegue entregar a lâmpada a Jafar disfarçado de velho, mas Abu consegue recuperar a lâmpada. Os dois ficam presos lá dentro debaixo do chão. Ao limpar a lâmpada, Aladdin liberta um Gênio que lhe dá a oportunidade de realizar três desejos. Com o seu jeito engraçado e trapalhão o gênio ajuda Aladdin a sair da caverna.

Outro grande sucesso da Walt Disney foi o longa animado AlaDDIN (1992). O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements, de gênero musical e inspirado no tradicional conto árabe Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa, contido em As Mil e uma Noites.

Aladdin é um rapaz de rua que rouba para comer e apronta várias aventuras com o seu macaco ABU. Ele conhece, por acaso, a princesa Jasmine que tinha fugido do seu Palácio em Agrabah e no decorrer da história os dois se apaixonam.

 

Jafar, grão-vizir do Sultão de Agrabah descobre que Aladdin é o único que pode entrar na Caverna das Maravilhas, onde há uma lâmpada mágica contendo um gênio à qual ele quer possuir.

A animação é baseada no filme de 1956, Anastásia, a PRINCESA ESQUECIDA.

           A história se passa na Rússia Imperial onde a                      família real vive feliz no seu palácio, até que um                         dia Rasputin inicia uma revolução contra a                             realeza e amaldiçoa a família Romanov,                                 que se envolve em uma tragédia                                             onde quase todos morrem.  

                          Passados 10 anos, apenas sobreviveu a                               Grã-Duquesa Imperial Marie e a sua neta                          desaparecida, Anastásia. A pequena                                       Anastásia viveu durante 10 anos num                                            orfanato sem qualquer memória do                                        seu passado. A jovem Anastasia                                            parte em busca da sua verdadeira                                               identidade, com a única                                                    pista que tem, um medalhão que diz                                                "Juntas em Paris". 

                                    Anastasia conhece Dimitri e Vladimir que pretendem encontrar uma jovem parecida com Anastásia e leva-la a Paris para receberem uma recompensa.               Anastasia aceita a proposta e partem juntos para Paris. No decorrer da história Dimitri e Vladimir descobrem que Anastasia é a jovem desaparecida e começam a fazer de tudo para que ela seja aceita pela sua avó Marie, mas Rasputin quer matar a única Romanov viva. Dimitri e Anastasia se apaixonam e no final a sua avó reconhece de fato que Anastasia é a sua neta desaparecida que procurava a tanto tempo. Rasputim tenta separá-los, mas ele acaba sendo pulverizado por almas amaldiçoadas. Anastasia e Dimitri fogem apaixonadamente. Um estúdio diferente da Walt Disney criou esse incrível longa. Podemos observar neste filme outro grande sucesso de animação com muita aventura e romance.

No decorrer da história Jafar faz de tudo para tornar-se Sultão tramando algumas malícias. No desfecho do filme, Aladdin deseja que o Gênio seja livre. O Gênio recém-livre vai embora para explorar o mundo, enquanto Aladdin e Jasmine comemoram seu noivado. O filme foi a maior bilheteria de 1992 arrecadando US$ 217 milhões nos Estados Unidos e mais de US$ 504 milhões em todo o mundo. As Trilhas Sonoras foram compostas por Alan Menken, Howard Ashman e Tim Rice. O filme ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original com a música “A Whole New World” e ganhou também o Grammy com esta música. 

O estúdio de animação Twentieth Century FOX ANIMATION é uma divisão da Twentieth Century Fox. Antes as suas animações eram produzidas pela própria empresa. Hoje ela possui uma parceria com Blue Sky Studios (empresa de CG). Algumas animações produzidas pela Twentieth Century Fox Animation, são destinadas a um público diversificado, tanto para crianças quanto para adultos.

Num baile o príncipe transformado num sapo encontra Tiana. Ele convence Tiana a lhe dar um beijo. Tiana o beija meio contrariada, apenas para descobrir que o encanto, além de não se quebrar, é contagioso. Transmutada em um anfíbio, a mocinha precisará encontrar uma maneira de voltar à forma humana correndo contra o tempo para não perder a chance de ter seu restaurante.

Nessa empreitada, será auxiliada por personagens simpáticos como o vaga-lume Ray, o crocodilo trompetista Louis e a rainha do vodu, Mama Odie. No decorrer do filme os dois se apaixonam e passam por várias aventuras. No final o bruxo Dr. Facilier morre engolido por uma estátua. Após uma demonstração de amor, Tiana e Naveen se beijam e o feitiço é quebrado. Eles se casam e Tiana consegue realizar seu sonho de abrir o restaurante.

Surge na história o príncipe Naveen preguiçoso e mulherengo que não sabe fazer nada da vida senão divertir. Ele está falido e sem dinheiro, pois seus pais cortaram a sua mesada. Naveen vai para cidade em busca de uma mulher rica. Mas ele é transformado num sapo pelo bruxo carismático e aproveitador Dr. Facilier.

A animação MUSICAL Anastasia (1997) foi produzida pelo estúdio utilizando a tradicional animação 2D e com a direção Don Bluth e Gary Goldman.

 

Anastasia foi o primeiro longa a ser lançado pela Fox Animation Studios e um sucesso de bilheteria, arrecadando aproximadamente 140 milhões de dólares em todo o MUNDO, além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.

vem 

Video de divulgação no Catarse do projeto:

a orelha -               DE VAN GOGH

© 2014 por Futuros Cineastas - futuroscineastas@gmail.com

bottom of page