
animação FRANCESA
animaÇãoCONTEMpORÂNEA
animando NO JAPÃO
por flávia CRISTINA
um pouco DE HISTÓRIA
Quem nunca ouviu falar de
Animação Japonesa?
Acho que todo mundo já deve ter visto pelo menos um anime na vida, por isso vamos falar aqui um pouco sobre a trajetória da Animação Japonesa até os dias atuais.
A história começa no primeiro Edo (1600-1867), quando o Japão ficou isolado do resto do mundo e os japoneses começaram a desenvolver novos suportes gráficos. Até nessa época a maioria das gravuras eram voltadas á temática religiosa indicadas na meditação e amuletos.
A animação japonesa começou mesmo a partir da ocupação do EUA no fim da Segunda Gerra Mundial, quando muitos artista japoneses tiveram seu contato com a Cultura Ocidental e influenciados pela Cultura Pop do EUA, começaram a conhecer os filmes americanos,bem como a Disney em desenho animado. Em 1853, o almirante Mathew Calbraith (1794-1808) chega ao Japão com o objetivo de laços de amizade entre o EUA e os japoneses, pondo fim ao isolamento nipônico do resto do mundo.

A influência militarista estendeu-se até a Segunda Guerra, ficando os meios de comunicação, inclusive os estúdios de cinema e animação, sob os controles dos militares. Porém, apesar de tudo, foi no período militar que a animação japonesa mais evoluiu, graças ao incentivo financeiro do governo para a propaganda do seu material.
Mas, não foi assim tao fácil, o Japão também enfrentou conflitos, que fizeram as animações Japonesas estarem sobre os controles militares, começou quando na década de 30 o Japão e a China entraram em guerra, e nessa época as animações e filmes foram voltados para a propaganda MILITAR.

Em 1913, os desenhistas japoneses se aventuravam na área, como Seitaro KITAYAMA que neste ano produziu um curta metragem a partir de desenhos com papel e nanquim chamado de A Luta Entre o Caranguejo e o Macaco (Saru Kani Kassen) que foi baseado em fábulas infantis japonesa.

Em 1920, esse mesmo autor experimentou os tons de cinza, o que era considerado um luxo por causa do uso de maior quantidade de nanquim nas animações. Outra experiência foi feita por Oten SHIMOKAWA, que a fim de baratear a produção, fotografou desenhos em giz numa lousa.


A Animação Japonesa, só ficou parecida com a que conhecemos hoje nos anos 50 com influência pós guerra, quando Osamu Tezuka revolucionou o mangá e o anime, dando ainda mais ênfase nos olhos grandes e brilhantes.
Segundo Moliné, seria pela maior facilidade dos autores transmitirem emoções sinceras e profundas.
Em 1963, foi lançado tetsuwan ATIM, conhecido por nós como astro BOY, que além dos olhos grandes também tinha cabelos grandes.


As animações japonesas no Brasil são conhecidas desde meados dos anos 80, quando algumas emissoras de TV começaram a passar séries como Speed Racer e Zillion.
Mas o que deu certo mesmo foram os seriados tokusatsu como JASPION e CHANGEMAN, exibidos na maioria pela rede Manchete.
Atualmente, uma parte considerável dos Mangás de sucesso no Japão acabam na atualidade com sua versão Anime, tais como: ONE PIECE, NARUTO, DEATH NOTE entre outros.
e no BRASIL
© 2014 por Futuros Cineastas - futuroscineastas@gmail.com