
animação FRANCESA
animaÇãoCONTEMpORÂNEA
a rEvolução da ANIMAÇÃO SOVIÉTICA
por ramon XAVIER
As animações acima foram produzidas no estúdio Soyuzmultfilm em 1941 e dirigidas por grandes diretores da época como, Brumberg, Ivanov e Khodataeva, que retratavam para o povo soviético o que Hitler queria com a guerra.
A primeira é pegando os PIRATAS FACISTAS, que como dito anteriormente tem como objetivo instruir o povo, em como pegar os inimigos. Na segunda animação, atacar o inimigo nas linhas DO FRONT E EM CASA é curioso, a alusão aos tubarões para se referirem aos submarinos alemães se esgueirando pelo oceano, com o intuito de despistar a frota soviética.
Em um poderoso APERTO DE MÃO é reforçada a importância da aliança entre Inglaterra e URSS de forma bem cômica, sugerindo que para os alemães tudo estava acabado. No período pós-guerra, houveram muitas animações que remetiam ao choque sofrido pelos soviéticos, elas contavam com elementos subjetivos que reforçavam os valores da União Soviética bem como de sua sociedade, além de lembra-los sobre seus inimigos, “o capitalismo e os EUA”. Já as animações produzidas para o público adolescente tinham roteiros cheios de humor, ironia e até mesmo pessimismo, e elas não precisavam de falas para expressar sua ideia central.
Se podemos definir um marco para a animação contemporânea na Rússia, talvez este tenha sido o ano de 1991, com a renúncia de Gorbachev, pois coincidentemente ou em consequência disso, neste mesmo ano o estúdio Soyuzmultifilm foi privatizado abrindo suas portas a uma nova era para a animação russa. Para retratar o período contemporâneo, destaco aqui talvez os dois cineastas russos de Animação, mais interessantes da atualidade que cumprem perfeitamente este papel, o primeiro é aleksandr PETROV e o outro é konstantin BRONZIT.
A animação russa deslanchou durante a República Soviética, período em que a Soyuzmultfilm se consagrava como o maior estúdio do país e que produzia freneticamente várias animações partidárias.
Nos tempos de guerra fria, não só os filmes, mas também as animações produzidas pelos estúdios soviéticos tinham uma qualidade impressionante e em meio à iminência de uma invasão, o estúdio Soyuzmultfilm produziu inúmeras animações, para didaticamente orientar a população a favor da nação, como por exemplo, ensinar a identificar traidores e a lidar com invasores etc.
© 2014 por Futuros Cineastas - futuroscineastas@gmail.com