top of page

O Studio Ghibli, nasceu em 1985, mas foi 30 anos antes que sua história começou, com Hayao Miyazaki e Isao considerados hoje pais do estudio, pois em 1974 os dois se encontravam na produção do anime Heidi Arupusu no Shojo Haiji. Takahaka dirigia as séries, Miyazaki fazia um trabalho de desenhar o layout de cada episódio. Então, assim surgiu a ideia de criar um estudio para produzir filmes desenhados, com enredo e qualidade ótimos, e com o jeito que os dois desejavam.

animando NO JAPÃO

fonte SITE.studioGHIBLI.COM.BR 

Heidi Arupusu no Shojo Haiji (1974) 

e Túmulo dos VAGA-LUMES (Takahaka), que atualmente ainda são considerado obras primas da animação japonesa.

Em 1988, o estúdio surpreendeu lançando ao mesmo tempo dois filmes,  meu viziNHO TOTORO  (Miyazaki)

Em 1989 cerca de  2,64 milhões de pessoas foram ao cinema para assistir o serviço de entrEGAS DA KIKI (Majo no Takkyubin), fazendo com que fosse o filme mais visto no Japão durante aquele ano.

Após Only Yesterday o estúdio começou a investir mais em marketing, para pagar o salário dos animadores responsáveis por tão belos TRABALHOS e garantir um financiamento para os próximos longas do estúdio.

Em 1992 ficaram prontos o novo FILME e a nova SEDE e com Porco Rosso, mais uma vez o stúdio GHIBLI teve a maior bilheteria do ano superando clássicos como A Bela e a Fera, da Disney.

Antes que Only Yesterday fosse concretizado, o estúdio já havia iniciado a produção de porco ROSSO (1992). Isso logo fez com que o espaço físico do estúdio ficasse muito apertado e mesmo sem ter recursos suficientes, Miyazaki sugeriu a construção de uma nova sede. Com esta decisão Toru Hara que era contra a idéia, acabou se afastando do Studio Ghibli, mas o presidente Tokuma encorajou a decisão, dizendo que ele havia dinheiro suficiente para bancar a obra.

O primeiro filme do Studio Ghibli foi Laputa, O Castelo no Céu (1986) e levou 775 mil pessoas aos cinemas.

Com o sucesso de Kiki, o estúdio resolveu regularizar seus funcionários, com isso, eles passaram a trabalhar em período determinado e com salário fixo, proporcionando mais  animações ESPETACULARES.

Em 1991 o estúdio conseguiu equilibrar suas finanças com o lançamento do filme de Isao Takahaka. Only YESTERDAY que teve grande sucesso, fazendo com que este fosse o filme mais visto no Japão naquele ano.

Em 1994, foi lançado A Guerra DOS GUAXININS, que, ‘para variar’, também foi o mais visto no ano. Esse filme foi o primeiro do estúdio em que foi utilizado CG (ou computação gráfica).

Em 1993, o Studio Ghibli se tornou ‘auto-suficiente’ e pela primeira vez um diretor que não o Miyazaki ou o Takahaka dirigiu um filme. Trata-se de ondas do OCEANO , de Tomomitsu Mochizuki. O filme de 70 minutos foi um especial elaborado para a televisão principalmente por animadores recém contratados que haviam feito carreira no estúdio.

sussurros do CORAÇÃO  (1995) também trazia inovações. Dessa vez, Miyazaki cuidou da produção e do roteiro, deixando a direção para o Yoshifumi Kondo que se mostrou um habilidoso e experiente diretor pronto para encarar os desafios típicos do Studio Ghibli.

Em 1997, Miyazaki concluiu o filme que lhe deu a maior projeção internacional até então. a princesa MONONOKE surpreendeu o mundo, sendo um filme muito maduro e sincero. Tratando de um assunto que a cada dia que passa a ficar mais atual, Mononoke mostrou na época a capacidade do diretor de atingir qualquer público com suas animações.

Em 1999, Isao Takahaka termina Meus Vizinhos Yamadas, filme totalmente computadorizado feito a partir de sketches aquarelados. 

© 2014 por Futuros Cineastas - futuroscineastas@gmail.com

bottom of page