top of page

animações PELA EUROPA

a velha senhora E OS POMBOS

É a história de uma senhora que alimenta os pombos de uma praça. Um guarda esfomeado segue essa senhora até a sua casa e fantasiado de pombo, também será alimentado, até descobrir o verdadeiro e terrível interesse da velhinha. Como sempre, Sylvain critica o excesso de comida, inclusive na sociedade norte americana. Logo no início do curta, ele mostra um garoto turista americano bem gordinho, faz o mesmo com a estátua da liberdade (ela aparece gorda e segurando um sorvete) em As Bicicletas de Belleville. Com este curta recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme de animação de curta duração (1998).

outros TRABALHOS

Desenhista francês, especialista em animação tradicional, nascido em 1963, se formou em 1982 na faculdade de arte e o seu primeiro estúdio foi Purdum Richard em Londres. Sylvain ficou conhecido com o prêmio BAFTA dentre outros, pelo curta-metragem La Vieille Dame et les Pigeons (A Velha Senhora e os Pombos), cujos temas nele discutidos, serão recorrentes em outros trabalhos.

Sylvain CHOMET

Com o longa de animação Les Triplettes de Belleville (As Bicicletas de Belleville), Sylvain foi indicado a mais dois Oscar em 2004: Animação e Canção. Nesse longa os cenários e a ambientação são melancólicos e depressivos como o estado de alma do neto da Madame Souza – Champion. Madame Souza quer transforma-lo em um atleta. A cidade de Belleville é uma crítica à sociedade consumista e nada saudável norte americana. Outro personagem interessante é o Bruno, o cachorro que é dado ao neto para dar um novo sentido a sua vida.

Seu trabalho mais recente é o apaixonante  attila MARCEL, seu primeiro longa metragem fora da animação. O filme conta a história de Paul, um "homem-criança" mudo, criado pelas suas duas tias excêntricas e controladoras, após a morte dos seus pais. Com trinta e três anos, Paul ainda não fala e sua vida começa a mudar quando conhece a sua vizinha, Madame Proust.

as bicicletas  DE BELLEVILLE

Em 2010 CHOMET lança L´Illusionniste (O MÁGICO), longa metragem de animação tradicional baseado em um roteiro de Jacques Tati, escrito em 1956. Cujo próprio Chomet define que este "não é um romance, é mais a relação entre um pai e uma filha"

Como um dos 22 diretores convidados e dando um pausa nas animações, CHOMET participou em 2006 do trabalho coletivo coordenado por Emmanuel Benbihy, PARIS, JE T'AIME              (Paris, eu te amo). Cada um dos 21 curtas tem cerca de 5 minutos, o pedido era para que cada diretor expressasse a sua maneira, uma declaraçaõ de amor a Paris em tempos problemáticos.

por ramon XAVIER

por marcelo CESAR SILVA

© 2014 por Futuros Cineastas - futuroscineastas@gmail.com

bottom of page