
animação FRANCESA
animaÇãoCONTEMpORÂNEA
a rEvolução da ANIMAÇÃO SOVIÉTICA
O diretor de animação russo, Aleksandr Petrov em sua formação se especializou na técnica de tinta a óleo, deixando de lado os pinceis e usando das pontas dos dedos em seu lugar. As pinturas são realizadas em folhas de vidro pastel, posicionadas em níveis variados e fotografadas quadro a quadro alterando a pintura e criando assim cada frame de sua animação.
Embora em seus filmes, Petrov tente retratar os pensamentos e sonhos dos personagens, ele consegue muito realismo animando pessoas, animais e paisagens.

O curta-metragem a A Vaca de 1989 foi um marco de sua carreira, pois ele lhe rendeu vários prêmios internacionais e sua primeira indicação ao Oscar em 1990, como melhor curta de animação.
A relação de uma família, principalmente do menino com a sua vaca é retratada de forma romântica e inspiradora.
Baseado no livro de Fiódor Dostoiéviski, além de intenso, Um Sonho de um Homem Ridículo de 1992 é uma animação sobre a reflexão de um homem, sobre sua própria vida e o valor que ela não tem. Em um sonho sobre um mundo utópico, onde seus habitantes respiram a bondade e o amor ao próximo, o homem acaba corrompendo todo o meio ao pecado da mentira, orgulho e ódio fazendo deste, um mundo igual ao que ele deixou. Ao acordar, ele percebe o quão importante é a verdade e o quanto ele deve ser grato pela vida, promovendo sempre o amor pelo próximo o tanto quando a si mesmo.
Em 1998 Pretov é novamente indicado ao Oscar, só que agora pela animação A Sereia de 1996. E com sua linguagem romântica Petrov traz ao espectador a magia realista de uma das “lendas” mais curiosas contadas até hoje.
aleksandr
PETROV

Em seu terceiro filme indicado ao Oscar, O Velho e o Mar de 1999 e pelo qual Petrov levou o premio de melhor curta de animação, a história baseada no livro de Ernest Hemingway é retratada com delicadeza e de forma singela. Com um enredo dramático, as pinturas de Petrov ganham vida e conseguem nos transportar para um oceano cheio de tensão e aventura. Em certos momentos nossa capacidade de crer, que se trata de pinturas em movimento, chega ao limite da surrealidade. Uma belíssima animação, onde a determinação e a coragem de um homem são mostradas até o limite da força física.
Baseado em uma história de 1927 de Ivan Shmelyo, Meu Amor (2006) foi a última animação (se podemos chamar um incrível trabalho de arte, somente de animação) de Petrov e também indicada ao Oscar. Aqui, Petrov nos transporta para uma belíssima história de amor, de um adolescente apaixonado por duas mulheres, nas quais ele vê seu ideal de mulher descobrindo assim as várias mazelas de estar apaixonado.
por ramon XAVIER
© 2014 por Futuros Cineastas - futuroscineastas@gmail.com